Com investimento de R$ 2 milhões, que inclui a inauguração de uma fábrica em Holambra e ações de marketing para divulgação da marca nos bares da capital, a cervejaria catarinense Schornstein aponta para o mercado paulista.
Fundada em Junho de 2006 na simpática Pomerode, cidade colonizada por alemães e localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a Cervejaria Schornstein é conhecida por seu chope artesanal, fabricado de acordo com a Lei de Pureza Alemã de 1516, mas até então quase que restrito ao paladar dos catarinenses.
Agora, porém, os paulistas também terão a oportunidade de degustar o típico chope alemão (ainda que fabricado no Brasil). Com investimento de R$ 2 milhões, a Schornstein prepara sua entrada no mercado paulista neste segundo semestre de 2009.
Parte do montante é referente à inauguração de uma fábrica em Holambra, interior de São Paulo, que contará com um bar de fábrica (assim como a matriz em Pomerode), onde os visitantes podem degustar o chope direto da fonte. Prevista para ser inaugurada em Novembro, a fábrica em Holambra terá capacidade inicial para produzir 45 mil litros de chope/mês.
A outra parte do montante será destinada a ações de marketing para divulgação da marca nos bares da capital paulista. Entre Setembro e Outubro, a cervejaria promoverá degustação do Chope Schornstein em 30 bares selecionados. Nesses bares, haverá um profissional da Schornstein apresentando os tipos chopes fabricados pela cervejaria e as peculiaridades de cada um.
A cerveja
A Cervejaria Schornstein é a tradução do modo de ser e viver na simpática Pomerode, considerada o município mais germânico do Brasil por preservar os hábitos típicos herdados de sua colonização alemã. O Chope Schornstein nasceu como fruto dessa tradição, fabricado de forma artesanal, conforme a Lei de Pureza Alemã de 1516. Hoje, é reconhecido por especialistas cervejeiros dentro e fora do Brasil pela qualidade e sabor inconfundíveis, sendo indicado para harmonizações com pratos elaborados da alta gastronomia.
Na fábrica de Pomerode, são produzidos atualmente 40 mil litros/mês de chope. Com a inauguração da fábrica de Holambra, em novembro, a previsão da Schornstein é chegar a mais de 100 mil litros de chope/mês no total, incluindo os seis diferentes tipos oferecidos pela marca – Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Pale Ale, Bock, Weiss e Imperial Stout.
O Trinkt Bier Pilsen Natural é um chope tipo Lager, que representa bem a tradição europeia na fabricação de cervejas de alta qualidade. Tem um aspecto mais consistente e sabor caracterizado por um leve amargor e aroma. Possui 4,5% de teor alcoólico e é indicado aos apreciadores mais exigentes.
O Trinkt Bier Pilsen Cristal é resultado da filtração para retirada de leveduras do chope Trinkt Bier Pilsen Natural. Caracteriza-se pela suavidade do sabor e aspecto cristalino, ideal para quem aprecia a leveza de um bom chope. Seu teor alcoólico é de 4,5%.
Clássico inglês, o Schornstein Pommern-bier, no estilo Pale Ale, é um chope de coloração cobre profunda, de sabor frutado, com aroma mais acentuado de malte e lúpulo, resultado do processo de alta fermentação. Por não ser filtrado, o Pommern-bier proporciona aos apreciadores o verdadeiro sabor desse estilo de chope. Possui 5% de teor alcoólico.
O Schornstein Schorn-bier, no estilo Bock, é um chope forte, encorpado, de baixa fermentação, com sabor levemente adocicado e inconfundível. Originário do norte da Alemanha, é o tipo de chope ideal para ser apreciado no inverno. Seu teor alcoólico é de 7%.
O Chope Schornstein Weiss é produzido com o melhor malte de trigo alemão. Trata-se do tipo de chope mais consumido na Alemanha. Possui 7% de teor alcoólico, aroma marcante, sabor refrescante e coloração turva, tornando o produto ideal para ser consumido durante o ano inteiro.
O mais recente lançamento da cervejaria, o Shornstein Imperial Stout, é produzido com seis diferentes maltes e dois tipos de lúpulo. Encorpado e com 8% de teor alcoólico, o chope confere um blend de sensações, denotadas pelo amargor do lúpulo, a torrefação do malte e calor provocado pelo álcool. O resultado é uma agradável sensação na boca e uma excelente combinação para queijos, chocolates negros, melões e charutos.
A Cervejaria
Inaugurada em Junho de 2006, na cidade de Pomerode, localizada no Vale do Itajaí (SC), a Cervejaria Schornstein está instalada em um prédio que é tombado, preservando um patrimônio histórico que também é uma atração turística local. Construído em meados da década de 50, o prédio possui uma chaminé de 30 metros de altura, feita de tijolos maciços, que inspirou o nome da cervejaria (chaminé de pedra, em alemão).
O prédio também abriga o Schornstein Kneipe, restaurante e bar da fábrica, onde o visitante pode saborear o melhor da culinária típica alemã, pensada para ser harmonizada com os tipos de chope produzidos pela cervejaria, que podem ser degustados direto da fonte. O Schornstein Kneipe prima pelo conceito do Slow Food, tendo em vista que grande parte dos ingredientes é produzida de maneira artesanal por fornecedores dos arredores do Vale do Itajaí.
É aberto ao público às quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 18h, e aos sábados e domingos, a partir das 12h. As segundas e terças, o bar permanece fechado ao público, mas recebe visitas de grupos previamente agendados. Nestes dias também podem ser feitos agendamentos para eventos.
Em Santa Catarina, além do bar e da fábrica, o Chope Schornstein pode ser encontrado em distribuidores espalhados por Florianópolis, Blumenau, Rio Negrinho, Joinville e Jaraguá do Sul. Em São Paulo, primeiramente, terá distribuição na capital e em Campinas, além da fábrica em Holambra.
Fonte: Revista Fator
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.