Microcervejaria canadense lança a “cerveja da crise”

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A microcervejaria Howe Sound, da cidade canadense de Squamish, acaba de lançar a Bailout Bitter (que, em tradução literal, vem a ser “Resgate Amargo”), em bem-humorada resposta à atual crise financeira global. A breja no estilo bitter ale (“Uma ale amarga para tempos amargos”) por enquanto só está disponível on tap em alguns bares canadenses, mas a empresa já possui planos para envase e distribuição. “Estamos tentando injetar um pouco de humor para essa terrível situação econômica”, diz Leslie Fenn, co-proprietária da cervejaria.

Se no Canadá ainda há disposição para fazer piada, aqui em terras patropis a situação das microcervejarias é triste, tudo por conta da nova sistemática de tributação governamental para o setor, que pode até inviabilizar a existência de algumas delas (entenda o problema AQUI).

Por sinal, a carga tributária, que já era uma das maiores do mundo, continuou subindo. Em 2008, passou de 34,79% para 35,49% do produto interno bruto (PIB), pelas contas do próprio governo.  As projeções, divulgadas no último dia 1º pelo jornal O Estado de São Paulo, mostraram que a receita aumentou R$ 81 bilhões, o dobro do que seria obtido com o imposto do cheque (CPMF). O fim da CPMF não afetou, portanto, a arrecadação, ao contrário do que diz o presidente Lula.

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SAIBA MAIS:

“As microcervejarias no Brasil podem acabar”, diz Alexandre Bazzo, da Cervejaria Bamberg.

“A mediocrização do mercado de cervejas brasileiras” – Opinião de Marcelo Carneiro da Rocha, da Cervejaria Colorado.