Foram mais de 100 horas de aulas, em duas semanas, das 8 às 18 horas, interrompidas somente por um domingo. Exatamente 91 rótulos foram não apenas e simplesmente degustados, mas esmiuçados em seus mais escondidos aributos sensoriais. Os estilos de cerveja foram estudados à beira da exaustão. Tudo o que se relacionasse ao serviço das brejas foi treinado, desde as temperaturas ideais de serviço, até copos ideais e “tiragem” do chope perfeito. Drinques com cervejas e harmonizações cervejeiras foram ilustrados por profissionais estrelados. Doses cavalares — e necessárias — de ética profissional foram ministradas. Amizades foram criadas ou fortalecidas.
Assim foi o primeiro Curso de Formação de Sommelier de Cervejas com a chancela da secular Doemens Akademie de Munique (Alemanha). É, também, a primeira turma diplomada fora do país europeu. O diploma também é certificado pelo SENAC-SP, onde o Curso foi ministrado.
Ao final dos trabalhos, aconteceu o juramento solene dos novos Sommeliers de Cerveja. A mestra Cilene Saorin, emocionada, lembrou os dois anos de extenuantes esforços junto à instituição alemã para que o Curso acontecesse por estas plagas. A alegria e o orgulho estavam estampados em todos os rostos e gestos durante a diplomação.
Este escriba possui razões especiais para sentir-se feliz. Minha epopeia em busca do cobiçado diploma internacional começou em janeiro, quando anunciei neste espaço que estava embarcando para Munique a fim de fazer o Curso. Naquela oportunidade, porém, a duas semanas do início das aulas, fui surpreendido pelo anúncio do cancelamento da turma. Não esmoreci em minha busca por conhecimento cervejeiro e rumei em setembro para Chicago (EUA), onde cumpri o programa de Mestre em Estilos de Cerveja e Avaliação do também respeitadíssimo Siebel Institute of Technology. Ante a notícia da abertura do Curso de Formação de Sommelier de Cervejas da Doemens aqui no Brasil, fui um dos primeiros a me inscrever.
A partir de agora, assumimos, eu e os novos colegas, outros e mais desafios. Temos todos missões a cumprir no objetivo de disseminar a melhor e mais sólida cultura cervejeira no Brasil. O caminho é espinhoso, e os objetivos, difíceis de se obter. Mas, agora, temos novas e melhores armas de conhecimento. O caminho está apenas começando, e aí vamos nós!
Veja mais imagens do último dia do Curso de Formação de Sommelier de Cervejas da Doemens Academy:
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.