BRASÍLIA (DF), 12:11h. — Últimas informações transmitidas em tempo real por Afonso Landini, proprietário da loja de insumos Arte Brew e atuando como correspondente deste Blog na sede do Ministério da Agricultura na qual se decidem em reunião que começou ontem revisões de exigências legais para se fazer uma cerveja no Brasil (entenda o caso aqui).
Importações
Um ponto que gera intermináveis controvérsias entre os cervejeiros brasileiros é a permissão de importação de cervejas com ingredientes a partir dos quais, se feitas aqui no Brasil, seriam proibidas, a exemplo de brejas com mel, chocolate e outras especiarias, principalmente de origem animal.
Nesse ponto, a saída proposta é a mais inclusiva possível: Privilegiando o princípio constitucional da isonomia, a ideia é continuar permitindo a importação dessas cervejas, mas possibilitando também que os produtores nacionais também possam incluir tais insumos em suas brejas sem restrições.
De qualquer forma, o órgão prometeu aperfeiçoar várias normas e procedimentos no tocante à rotulagem e contra-rotulagem das cervejas importadas, a evitar vários problemas que vêm ocorrendo, principalmente em relação à validade das mesmas.
Leveduras
A proposta é incluir como ingredientes permitidos outras leveduras que não apenas as cervejeiras, como hoje a lei especifica. Uma vez que o o espectro de leveduras possíveis de serem inseridas na cerveja é bastante extenso, será feito um estudo especial junto à Anvisa a fim de que uma possível ampliação tenha êxito, privilegiando ainda mais a criatividade dos cervejeiros.
Acompanhe esse Blog! Daqui a pouco, mais notícias fresquinhas direto da mesa de reuniões do MAPA!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.