Milhares de belgas correram nesta semana aos supermercados onde estava sendo vendida, pela primeira vez, a mítica cerveja Westvleteren 12, produzida por monges, em troca de recursos para financiar as obras de reforma do mosteiro onde vivem.
A breja é considerada por muitos a melhor cerveja do mundo. Mas, para adquiri-la, até agora, os apreciadores precisavam dirigir-se à abadia de São Sixto, em Westvleteren, Flandres, Bélgica, perto da fronteira com a França.
Falta de grana no mosteiro
Enfrentando a falta de dinheiro para as reformas da abadia, os monges decidiram vender, a título excepcional, 93 mil embalagens com seis garrafas de 33 cl cada nos supermercados da rede Colruyt. A operação de venda, lançada na quinta-feira (3), vem sendo motivo até agora de grandes filas na frente de algumas lojas; 85% dos estoques foram comprados no primeiro dia, segundo uma agência de notícias belga.
O preço de cada caixa ficaria em torno de 25 euros nos supermercados, o equivalente a R$ 59,35. O lucro da venda total, calculado em 2,3 milhões de euros (R$ 5,46 milhões), será “totalmente dedicado às obras de renovação”, anunciou a abadia.
Oração e trabalho
Os monges lançaram a iniciativa “no espírito de prece e trabalho (Ora et Labora) de São Bento”, estipulando que “o trabalho deve prover as necessidades”. “Há dez anos, a comunidade foi confrontada com destruições, causadas pelo tempo, no claustro. Para financiar a reforma, os irmãos trabalharam desde setembro de 2010, na elaboração de cubas suplementares da Westvleteren”, explicaram em comunicado. Para a campanha de promoção, escolheram um slogan em latim: “Ad aedificandam abbatiam adiuvi” (“Contribuí para a construção de uma abadia”).
Depois de esgotados os estoques nos supermercados, a Westvleteren estará disponível, exclusivamente, e em quantidades limitadas, na abadia de São Sixto, onde vivem 30 monges. O mosteiro pensa em lançar uma iniciativa semelhante no exterior, em 2012.
Fonte: G1
Para saber mais: Veja a viagem que BREJAS fez ao mosteiro de São Sixto, na Bélgica, em busca da Westvleteren 12.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.