O último sábado, 31/10, marcou a retomada de uma série de eventos didáticos promovidos pela Acerva Mineira (associação de cervejeiros caseiros de Minas Gerais). O II Curso de Análise Sensorial AcervA foi uma iniciativa conjunta viabilizada pelos esforços de Alfredo Figueiredo, que providencialmente adquiriu o oneroso kit da empresa britânica Flavor Activ com recursos próprios para posterior repasse aos participantes e assumiu a organização do evento.
A concepção e formatação do treinamento foi possível graças ao formidável trabalho coletivo promovido. O Cervejeiro Marco Falcone (Falke Bier), além de ceder cordialmente o delicioso espaço em sua cervejaria para a sua realização, atuou como conselheiro. Uma riquíssima apresentação detalhando a bioquímica dos sabores indesejáveis nas cervejas (chamados tecnicamente de off flavors), suas origens, influências e situação no processo cervejeiro foi providenciada por membros biólogos.
O mestre cervejeiro Paulo Schiaveto contribuiu participando e compartilhando seu vastíssimo conhecimento da matéria. E outros membros correram nos bastidores para fazer tudo funcionar. Mais que tudo, uma demonstração espetacular de senso de equipe e vontade realizadora.
O resultado superou as melhores expectativas. Oito off flavors foram discutidos, esmiuçados e degustados. Além do aprendizado e da parte técnica, é importante ressaltar a confraternização e o ambiente delicioso, com visitas à produção das brejas Falke e muitos brindes.
E para aguçar a curiosidade dos confrades, acrescento que o genial Marco Falcone permitiu à turma uma preciosíssima degustação de sua mais recente e revolucionária criação, que foi apreciadíssima pelos convivas. Aguardem!
O próximo curso, marcado para 5 de dezembro, já está com as vagas esgotadas.
É a AcervA Mineira promovendo o conhecimento e integração. Pão e Cerveja!
Texto e imagens de Marcio Rossi, correspondente especial do BREJAS em Belo Horizonte.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.