Em São Paulo (SP)
O casarão é do século XIX. Em frente, uma pracinha com igrejinha. Se fecharmos os olhos, podemos até imaginar crianças brincando e moças e rapazes fazendo o tradicional footing da paquera interiorana. Esse lugar bucólico, porém, está plantado em plena São Paulo, a maior cidade do país.
Funcionando desde 1987, o FrangÓ é hoje o principal templo da cerveja no Brasil. Mal comparando, é o nosso Delirium Cafe. Nas paredes, uma infinidade de pôsteres e relíquias relacionados à cerveja do mundo todo, acervo cuidadosa e obstinadamente reunido pelo proprietário, Cássio Piccolo. Na carta, mais de 200 rótulos de cerca de 15 países à disposição dos clientes mais exigentes.
Para quem se inicia na arte de degustar, não há perigo de ficar perdido nessa miríade de opções. A carta elenca vários menus fechados de degustação, como a “Seleção Trapista” (um “rodízio” de 6 rótulos do porte de Chimay, Rochefort e outras, a R$ 215,00) e a inacreditável “Seleção Vertical Cuvèe Van de Keiser”, em que o degustador mais experiente pode provar seis safras diferentes da célebre belga, começando com a de 2000 até a de 2006 (R$ 922,00). Há, também, menus de outros países e estilos, a preços mais em conta. Basta querer degustar e aprender!
Não por acaso, o bar foi eleito por seis vezes pela revista Veja “O melhor boteco de São Paulo”. Boteco? Sim, boteco, com orgulho. Nada de afetação. As cervejas “normais” também são vendidas sem constrangimento. E, para acompanhar, viva a baixa gastronomia! A famosa coxinha de frango com catupiry literalmente move montanhas, e deve ser provada sob pena de internação manicomial.
O FrangÓ fica no Largo da Matriz da Igreja de Nossa Senhora do Ó, nº 168, no bairro Freguesia do Ó, e me perdoem a quantidade de “Ós”. O telefone é esse aqui, ó: (11) 3932-4818.
“Boteco”??? Sim, e com orgulho!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.