Leitores de BREJAS repetem Teste Cego de Pilsens nacionais

O leitor de BREJAS Flavio Richeti nos escreveu contando que ele e mais 6 amigos aventuraram-se a fazer um Teste Cego de cervejas do tipo Pilsen nacionais. Para tanto, repetiram o método de avaliação proposto pelos Confrades de BREJASSem mais delongas, este foi o resultado da turma do Flavio, com as pontuações correspondentes:

1º – Bavaria (1,81)
2º – Cintra (1,78)
3º – Itaipava (1,62)
4º – Kaiser (1,56)
5º – Crystal (1,51)
6º – Conti (1,49)
7º – Antarctica (1,48)
8º – Brahma (1,47)
9º – Skol (1,43)
10º – Primus (1,42)
11º – Sol (1,41)
12º – Krill (1,39)
13º – Nova Schin (1,43)
14º – Fass (1,18)
15º – Bella (1,06)
16º – Guitt´s (1,04)

testecegoflavioricheti.jpg

Rascunhos dos cálculos da turma do Flavio.

Em relação ao Teste Cego de BREJAS, foram incluídas algumas marcas e excluídas outras. No Teste acima, também não há inclusões de cervejas artesanais, o que foi feito intencionalmente pelos brejeiros.  Segundo o que o leitor nos escreveu, dentre os degustadores se encontravam alguns Torcedores de Rótulo (veja a definição to termo AQUI), os quais ficaram absolutamente surpresos com o resultado. Assim como nós, de BREJAS, quando fizemos o nosso Teste Cego.

As Pilsen brasileiras são, afinal, todas iguais? O mercado cervejeiro nacional está nivelado por baixo? Nessas plagas só se faz cerveja aguada para abastecer a sede dos Torcedores de Rótulo? Compare você mesmo os dois resultados AQUI, tire as suas próprias conclusões e depois comente à vontade.


Comments

9 responses to “Leitores de BREJAS repetem Teste Cego de Pilsens nacionais”

  1. Roger Avatar
    Roger

    Bavaria em primeiro Cintra e Crystal entre as 5… só concluo uma coisa, todas são muito iguais ou muito ruins, e o nivelamento é por baixo, não por cima

  2. Estão todas, ou a grande maioria, infelizmente, niveladas por baixo.
    Semana passada, fui ao Pinguim, em Ribeirão Preto, um dos bares mais tradicionais do Brasil, porque não. Da pra sentir a diferença entre antes de AmBev e depois de AmBev. Uma tristeza…

    Sobre a lista: Kaiser em 4º??? uauuu

    Enfim, legal o “novo” site…

    Abraço

  3. Breno Avatar
    Breno

    Legal colocarem a Fass e a Bella entre as degustadas – pensei que fosse o único que as conhecia. As notas dadas fazem jus.

  4. Luiz Eduardo Avatar
    Luiz Eduardo

    Antes de mais nada o Flávio e seus amigos merecem meus sinceros parabéns! Olha… encarar 16 das piores marcas de “cerveja” do mercado não é tarefa fácil! É preciso muito coragem é fígado forte! Imagino a dor de cabeça no dia seguinte!
    As notas não são novidade… a colocação das cervejas, talvez.
    Abraços!

  5. Menke (BREJAS) Avatar
    Menke (BREJAS)

    Ótima iniciativa! PARABÉNS!
    É dessa forma que os mitos caem, fazendo do ato de beber uma boa cerveja algo especial.
    O que importa é a qualidade, afinal quantidade é fácil se arranjar: bebe Guitt’s!! (hehehe)
    Grande abraço a todos : )

  6. Roger Avatar
    Roger

    Hoje comprei um “pack ” de bavaria pilsen, influenciado pelo teste cego (e cheio de vergonha no Mercado por ter comprado uma cerveja de qualidade aparentemente duvidosa. Tive uma agradável surpresa, encontrei uma cerveja leve, com uma espuma consistente e um ligeiro aroma. Ent ão queria parabenizar aos confrades pelo resultado do teste cego. Não tenho o menor receio de dizer que esta Bavaria é superior a “cerveja do Pagodinho”, aliás qual é mesmo ?

  7. Roger Avatar
    Roger

    Só um adendo, percebo nestas pilsens menos votadas (bavaria, crystal etc.), um certo gosto de sal, procede ou é só implicância minha?

  8. Mauricio Beltramelli (BREJAS) Avatar
    Mauricio Beltramelli (BREJAS)

    Roger,

    Parabéns! Mais um confrade a superar preconceitos e mitos e constatar empiricamente que uma cerveja, mesmo execrada, pode estar numa fase “menos ruim”, como é o caso da Bavaria.

    Não senti esse gosto de sal que você percebeu. Não dá pra saber se é implicância sua, só degustando novamente…

    Grande abraço.

  9. aqui não e´a inglaterra mão e´um país que se pode beber uma cerveja forte e incorpada seria suicidio. e vcs sabem muito bem disso. e´o mesmo que chupar picolé no alasca. são cervejas maravilhosas exeção de algumas. uma que eu gosto muito que não esta na lista e´a cerveja glacial. que começou baratinha nos butecos que hoje ja esta tendo mercado por ser uma boa cerveja.