De Bamberg a Votorantim – Entrevista com Edu Passarelli

bambergavotorantim

O Audiopapo de hoje é com o sommelier de cerveja e empresário Edu Passarelli, proprietário do bar paulistano Melograno, cuja Carta de Cervejas foi, pela terceira vez consecutiva, eleita a melhor da capital paulista pela revista Veja São Paulo Comer & Beber.

A “maior” Carta não é a melhor

Ele pontua que a maior Carta de Cervejas não é necessariamente a melhor. Não basta sair comprando todas as cervejas que há no mercado. Para elaborar uma Carta de Cervejas digna do nome, é preciso conhecimento profissional de forma que a seleção seja criteriosa e funcione dentro de um contexto. Sem uma Carta adequada e uma equipe treinada para identificar os gostos dos clientes neófitos, corre-se o risco de afastar — e não aproximar — as pessoas das cervejas especiais.

Tais opiniões de Passarelli são integralmente corroboradas por este escriba, um dos proprietários do Bar Brejas, que também foi premiado na mesma categoria neste ano pela revista Veja Campinas Comer & Beber.

———————

alexandrebazzo2

 
* Alexandre Bazzo é Mestre em Estilos de Cerveja (Siebel-EUA), Sommelier de Cervejas (Doemens-Alemanha) e proprietário de uma das mais premiadas microcervejarias brasileiras, a Bamberg.