Você já provou uma cerveja Pilsen com 9% de gradação alcoólica (lembrando que uma Brahma tem 5%)?
A Dogfish Head Brewery é uma cervejaria artesanal sediada na cidade de Milton, no estado americano de Delaware, e talvez seja a mais conhecida dentro dos Estados Unidos quando se fala no conceito das “cervejas extremas”. Funcionando desde 1995, é craque em experimentalismos cervejeiros, e muitas das suas criações — como as suas famosas India Pale Ale, das quais falarei em breve — são a verdadeira cara da nova escola cervejeira americana.
A Dogfish Head Golden Era, segundo a cervejaria, é do estilo “imperial pilsner”, o qual não consta do guia de estilos do BJCP. Caso fôssemos seguir somente por esse parâmetro, a breja estaria mais pra uma strong lager e longe de ser uma pilsen já que, além do álcool, possui amargor de 80 IBU (nas pilsen alemãs e tchecas, o IBU não passa de 45). Mas e daí? Ao que parece, os malucos da Dogfish estão se lixando para as convenções. O barato da coisa é experimentar!
Esta loirinha possui uma espuma abundante, cremosa e duradoura, o que é surpreendente em vista da sua potência alcoólica. No aroma, muito lúpulo aromático, deixando o malte em segundo plano. Esse amargor lupulado fica ainda mais evidente no sabor, uma vez que a breja passa por um dry-hopping (exposição do líquido ao lúpulo durante a fermentação) de 8 semanas. O paladar, bem como o final, é alcoólico e doce, lembrando por alguns momentos uma belgian strong ale.
A alta percepção alcoólica faz com que a breja, em aspectos gerais, pareça um pouco desbalanceada. Todavia, o resultado final é muito interessante, já que o forte amargor pesa do outro lado da balança, harmonizando o conjunto.
Uma cerveja única e inesquecível, goste-se muito dela ou nem tanto. Basta esquecer as convenções chatas por um momento e experimentá-la sem preconceitos.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.