Cervejeiros americanos definem critérios para denominação de cervejarias artesanais
Em artigo publicado ontem, 3 de janeiro, o conselho de diretores da Brewers Association, entidade que representa a maioria dos cervejeiros americanos, definiu que “pequenas” cervejarias são, a partir de agora, aquelas que produzem até 6 milhões de barris por ano. A quantidade de volume significa um grande aumento dos parâmetros já que, na definição em vigor até então vigente para o país, eram apenas 2 milhões de barris/ano.
A mudança do termo possui objetivos tributários. “Trinta e quatro anos se passaram desde que o diferencial de impostos para pequenas empresas cervejeiras originalmente definia pequenas cervejarias como aquelas que produziam menos de 2 milhões de barris”, disse Nick Matt, presidente do conselho de diretores da Brewers Association. “Muita coisa mudou desde 1976. A produção conjunta das cervejarias dos EUA cresceu de 45 milhões para 300 milhões de barris anuais.”
A preocupação se justifica quando se constata que a maior cervejaria artesanal americana, a Boston Brewing Company, está no limiar de ultrapassar a marca dos 2 milhões de barris/ano. Trata-se de mais uma demonstração da representatividade que os cervejeiros artesanais americanos possuem quando chega a hora de pleitear junto ao governo impostos mais justos.
Já por aqui em terras brasileiras, a despeito dos heróicos esforços dos proprietários de algumas microcervejarias, o setor continua desunido e com poder de influência política praticamente nulo. O resultado é que a carga tributária aos pequenos cervejeiros é ainda mais alta do que para as megacervejarias, refletindo na inviabilidade financeira de muitas empresas. As que sobrevivem, em função dos insumos mais nobres — e mais tributados –, são obrigadas a aumentar seus preços ao consumidor. Todo esse círculo vicioso deixa cada vez mais impraticáveis, no Brasil, os objetivos da boa cultura cervejeira em beber menos e melhor.
O que é ser “artesanal”
A Brewers Association possui definições acerca do termo “cervejaria artesanal” no país, promovendo o que se chama de Nova Escola Cervejeira Americana:
- Cervejarias artesanais são, obrigatoriamente, pequenas cervejarias.
- A marca das cervejarias artesanais é a inovação, ao interpretar estilos históricos com características únicas e desenvolver novos estilos de cervejas.
- As cervejas artesanais geralmente são elaboradas com ingredientes tradicionais (como a cevada maltada); ingredientes “não-tradicionais” são muitas vezes adicionados à cerveja artesanal para realçar seu caráter distintivo.
- Cervejarias artesanais tendem a ser muito envolvidas em suas comunidades através da filantropia, doações de produtos, voluntariado e patrocínio de eventos.
- Cervejeiros artesanais adotam abordagens individuais e personalizadas para conectar-se com seus clientes.
- Cervejarias artesanais mantém a crença na independência.
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