Durante as duas últimas semanas de julho estive na pequena cidade paulista de Águas de São Pedro. Minha missão era das mais nobres que poderia imaginar na minha carreira cervejeira: Fui professor de uma das Turmas do Curso de Formação de Sommelier de Cervejas da Doemens Akademie (Alemanha) em parceria com o Senac. E posso dizer que foram semanas extraordinárias, verdadeiramente inesquecíveis.
No Grande Hotel Águas de S. Pedro, que serve também de escola ao Senac, ficamos eu e a maioria dos alunos em regime de completo internato. Isso se deu porque quase todos nós éramos vindos de outras cidades e estados. Aliadas aos horários implacáveis das aulas — de segunda a sábado, das 8 às 18 –, essas condições possibilitaram uma verdadeira imersão no mundo da cerveja.
E a Turma mergulhou fundo nesse fascinante oceano de informações. Dia após dia, foi maravilhosamente gratificante perceber a evolução de cada aluno, antes assustado por “não perceber nada” nas cervejas que estavam sendo degustadas, à medida do tempo, fazendo brilhar os olhos por cada descoberta.
Sem “decoreba”!
Pra este escriba foi uma experiência e tanto. Antes de encarnar a figura clássica do professor que despeja informações a ouvintes passivos, o projeto pedagógico Doemens/Senac possibilita que os alunos descubram de forma gradual, participativa e natural a ciência do nobre líquido. Que se privilegie o entendimento científico intuitivo, sem decoreba!
Na aula final, co-ministrada por Cilene Saorin — responsável por trazer o projeto ao Brasil — os alunos entenderam que não basta um pedaço de papel assinado (o diploma) e o pin prateado na lapela para se considerarem, plenamente, sommeliers de cervejas. Todos entenderam, verdadeiramente, que a cerimônia de diplomação representava não o fim, mas o início.
A partir de agora, todos sabem, terão um longo caminho de estudos pela frente. Como toda e qualquer formação acadêmica, o Curso de Formação de Sommelier de Cervejas não forma profissionais acabados, prontos. Ao contrário, apenas mostra o caminho a ser trilhado. A partir daí, cada um construirá sua própria vida profissional.
É como se houvesse um longo novelo de conhecimento a desenrolar. Nós apenas puxamos a ponta desse novelo, a facilitar e encaminhar, com disciplina e ética, a formação de um novo profissional a partir das experiências que terá.
Fica aqui o meu profundo agradecimento a Cilene Saorin — que acreditou neste profissional e me confiou uma de suas Turmas — e aos alunos para os quais tive a honra de lecionar. Seguramente, eu aprendi nesses dias extraordinários tanto quanto vocês.
As fotos do Curso*:
*Imagens feitas pelos alunos
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.