Foi na festa do programa Pão e Cerveja, no dia 11 de junho último, que tive a chance de experimentar em primeiríssima mão a nova breja da Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP): A Colorado Grão-Pará, que possui castanha-do-pará em sua formulação. João Becker, um dos cervejeiros, levou a novidade à festa num keg de vinte litros, e com apenas dois dias de maturação .
A degustação se deu meio que às escondidas, para um seleto grupo de cervejeiros, e tive a honra de estar entre eles.
Degustando a Grão-Pará, da esq.: Alencar Barbosa (Küd Bier), Marcio Rossi (BREJAS-MG), este feliz escriba, Miguel Carneiro (Wäls) e João Becker (Colorado)
No estilo American Brown Ale, a Colorado Grão-Pará tem coloração preta bastante turva, com creme bege consistente e de boa retenção. Seus aromas possuem intensas notas de chocolate amargo, café e torrefação. Já no nariz a potência alcoólica (8% ABV) pode ser sentida. Na boca, as percepções aromáticas se reproduzem, deixando a sugestão da castanha-do-pará em segundo plano, no retronasal.
Certamente, será a maturação em tempo adequado que levará a cerveja ao nível de excelência desejado, com a atenuação das percepções alcoólicas e valorização das notas aromáticas da castanha-do-pará em detrimento à — por enquanto — excessiva dupla achocolatado/alcoólico.
Se isso tudo vai acontecer com a breja? O degustador poderá conferir na feira Brasil Brau 2011, na qual a Colorado Grão-Pará terá a sua avant-première. Quem estiver por lá, constatará por si mesmo se estou certo nesta previsão…
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.