Caprichei nas notas por se tratar de uma produção artesanal de altíssima qualidade e muito inovadora. Destacou-se no aroma e no retrogosto, bem incorpada e ao mesmo tempo refrescante. Uma delícia!!!!! Segui a opinião dos confrades de Brejas e não me arrependi, de quebra fez nascer uma amizade com o pessoal lá de Ribeirão do Empório Biergarten.
Afirmo a história contada pelo meu irmão. Assim que o José Virgilio chegou no Cervejarium entregando uma pequena quantia dessa Pratinha, logo fiquei curioso. Fui conversar com o José sobre sua cerveja. Poxa, fiquei curioso. Comprei uma e levei pra casa. Depois desse bebi somente mais duas... infelizmente.
A breja já chama a atenção por usar um ingrediente nada comum, a erva "Calluna Vulgaris", da Escócia. Despejada no copo e a espuma se desvanece - característica ruim? Que nada, é o próprio estilo dessa Strong Scotch Ale. Coloração escura, forte presença do álcool e aroma/sabor do malte em conjunto com a erva fazem dessa cerveja algo único.
Ofertada pelo nobre Marcelo Carneiro, dono da Cervejaria Colorado. Elaborada pelo cervejeiro artesanal José Virgílio Braghetto. A proposta desta breja incluiu a adição, na receita, da erva "Calluna Vulgaris", encontrada na Escócia. O resultado é muito interessante, diferente e inovador. A coloração é ocre escura. O creme é pouco denso e persistente, desvanecendo-se logo após ser colocada no copo. O aroma, além do malte tostado, apresenta características herbais bem agradáveis. O sabor conta com esse malte, lúpulo e a forte presença da erva, o que dá um acabamento espetacular e inusutadamente refrescante para a breja. Há também a sugestão de malte levemente tostado em turfa, característico do estilo, além de toques amadeirados. Excelente, vale a busca por ela. Parabéns ao cervejeiro artesanal por essa belezinha!
Tive a honra de ser presenteado com esta cerveja por ninguém menos que Marcelo Carneiro da Rocha, proprietario da Cervejaria Colorado e do Bar Cervejarium de Ribeirão Preto - SP.Feita por um dos melhores Homebrewers do Brasil,José Virgilio Bragheto, esta cerveja difere de tudo que eu já degustei.Cerveja do tipo Scotch Ale,de cor vermelho escuro,espuma nada persistente apesar da boa carbonatação.Aroma indescritível que segundo o Marcelo é devido a uma erva encontrada na Escócia,e o alcool é bastante evidente.No sabor,bastante malte e o floral da tal erva,não é muito amarga,porém o lupulo aparece,e o alcool está bem inserido.No finaL fica na boca um sabor floral muito bom.Diferente e excelente.Recomendo.
Tive a oportunidade de tomar essa cerveja assim que meu irmão encontrou o dono da fazenda Pratinha entregando uma caixa em um bar aqui em Ribeirão Preto.
Possui uma coloração vermelha escura, sua espuma não é nada persistente, assim que colocada no copo ela se desfaz, como gás (que é característica da própria cerveja).
Aroma florado, devido a Flor de Urze, sente-se o cheiro de álcool também no aroma.
Sua grande quantidade de malte e baixa de lúpulo lhe dá um gosto bastante peculiar, tornando-a nem muito amarga, nem muito doce.
Sente-se o álcool de forma perfeita.
Seu retrogosto é íncrivel, deixando a boca com uma mistura de álcool e algo florada que sou incapaz de escrever.
Sendo assim, posso dizer que vale a pena provar essa rara cerveja, de estilo pouco conhecido. Seus ingredientes e sua fabricação a colocam no mesmo patamar de muitas cervejas européias.