O rótulo "Sinhá 1836" é uma iniciativa do pub "Sinhasinha Pubstore" que fica em Poços de Caldas (MG). Em atividade desde 2010, o local é conhecido pela grande variedade de cervejas que dispõe a seus clientes. Nada mais natural, portanto, que a casa tenha providenciado sua cerveja personalizada. Para produzi-la contrataram a "Indústria de Bebidas Benbas" em Socorro (SP) - mais conhecida pela produção da cerveja "Magnus".
A "Sinhá" é uma 'Bohemian Pilsener" e o ano de "1836" estampado no rótulo se refere à data em que foi anunciada a primeira cerveja produzida no Brasil. O anúncio foi publicado no antigo "Jornal do Comercio" do Rio de Janeiro e dizia o seguinte:
"Na Rua Matacavalos, número 90, e Rua Direita, número 86, da Cervejaria Brazileira, vende-se cerveja, bebida acolhida favoravelmente e muito procurada. Essa saudável bebida reúne a barateza a um sabor agradável e à propriedade de conservar-se por muito tempo".
Líquido cor de ouro meio alaranjado e brilhante. Na taça forma espesso colarinho branco e cremoso de longa permanência.
Suave ao olfato, traz leve toque de malte abiscoitado, lúpulos florias/herbáceos e ligeiro diacetil. Se por um lado não se destaca, por outro também não compromete. OK.
De corpo baixo/médio tem sabor de malte levemente adocicado acompanhado por assertivo amargor e uma coisinha de manteiga. Notas de biscoito, lúpulo floral e capim verde projetam-se no palato ensejando um final seco e refrescante. Equilibrada e deliciosamente crocante, tem 'drinkability' um pouco mais lenta que uma "Pilsen de massa" justamente por ser mais calcada no peso e sabor dos ingredientes.
Cerveja muito bem executada que entrega exatamente o que promete.
- Aroma: muito aromática, lúpulo floral arbóreo e leve cítrico quase encobrindo o dulçor do malte.
- Aparência: dourada, ouro 24 quilates! O creme é longo e de boa duração, bem homogêneo com coloração marfim.
- Sabor: acompanha o aroma com um amargor bem redondo dentro do estilo, equilíbrio entre dulçor, acidez, amargor.
- Sensação: viscosidade média, carbonatação equilibrada, final seco de amargor com boa persistência.
- Conjunto: excelente drinkability, só não está tão perfeita no estilo porque o floral e arbóreo são muito intensos.
O rotulo verde limão fosforescente chama atenção na prateleira, e no copo não faz feio, forma uma espuma densa, farta e duradoura cor creme, coloração âmbar, um pouco escura para o estilo. No aroma, fermento de pão com um fundo maltado, onde o lúpulo não se fez presente. Sabor de entrada ligeiramente doce, corpo leve, final amargo, longo e seco. Carbonatação média, boa drinkability, companhia perfeita para dias quentes. Uma cerveja bem dentro do estilo proposto e muito agradável.