aparencia fantastica, coloração marrom-avermelhada, de baixissima leve
pouca pouca pouca espuma,
aroma de lupulo e caramelo
sabor o lupulo no inicio, depois deixando notas de caramelo e um leve manteigado
corpo moderado e o alcool tranquilo na composição
Cor avermelhada intensa, porém baixa formação de espuma. No aroma senti caramelo e torrado junto à um leve lúpulo herbáceo. O destaque desta cerva fica para o sabor, pois esta vienna lager está bem maltada! Muito caramelo e herbal do lúpulo. Algo de torrado. Final amargo e seco. É um soco de malte na língua. É uma cerveja intensa. Prosit!
Essa Robertus apresentou uma tonalidade âmbar bastante forte e escura. Cerveja efervescente e com resíduos em suspensão. Formou uma camada mediana de creme bege, mas que logo se dissipou restando uma fina lâmina sobre o líquido. Não deixou lacing.
Aroma fortemente maltado remetendo a notas marcantes de toffee, caramelo, biscoito, torrefação, frutas vermelhas, passas/ameixa/cassis, chocolate. Lúpulo floral (Saaz) fraco e coadjuvante. Há um pouquinho sim de sensação de leveduras.
Paladar que acompanha o aroma, com uma grande doçura e picância. Lúpulo continua relegado a segundo plano. Final do gole um pouco mais denso/viscoso e puxado para o melaço/xaroposo e alcoólico. Retrogosto refrescante, marcante e duradouro, com as mesmas notas óbvias de malte verificadas no aroma: pão, biscoito, toffee, tostado/amadeirado etc. Carbonatação entre fraca e média; bebida bem encorpada para uma lager; percebe-se o álcool em certos instantes do gole, mas nada que cause desequilíbrio ou perda de harmonia. Possui uma ótima drinkability, reunindo os atributos de ser refrescante e também muito saborosa.
Essa é uma cerveja que me surpreendeu pela complexidade do malte e pelo caráter forte e delicioso. Acredito que essa cerveja atingiu o seu propósito. Claro que, até pela proposta de ser "double malted", ela pendeu fortemente para o adocicado, tanto no aroma quanto no paladar e no retrogosto, portanto não é equilibrada. Mas isso não tira os méritos ou qualidades deste rótulo. Mais uma ótima Christoffel degustada. Recomendo fortemente!!!
Lager de perfil bem maltado e docinho, com o lúpulo um pouco mais discreto que na maioria dos exemplares das Vienna Lager aqui no Brasil. Há muito tempo que não via a Christoffel Robertus nas prateleiras e me lembrava dela bem melhor e com o lúpulo cítrico mais presente.
Talvez pouco disse se deva pela idade da cerveja, já que a minha estava relativamente próxima do vencimento e não havia percebido até começar a beber.
É dona de uma coloração âmbar com nuances acobreadas, com uma turbidez considerável. Seu creme decepciona, pela pouca formação e duração, deixando pouco tempo a mostra sua coloração bege.
O perfil altamente maltado já pode ser observado no aroma, com tons dominantes de caramelo, melaço de cana e mel. Há um fundo esterificado de maça, que hora é confundido com o lúpulo frutado, que no aroma traz toques de frutas vermelhas e grapefruit com menos intensidade. O lúpulo, apesar do pouco intenso, traz boa complexidade aromática, ainda conferindo notas de gerânio.
A cerveja também é bem mais puxado para o adocicado na boca, novamente trazendo mel e caramelo em primeiro plano, mas vem ainda com toques de nozes e chocolate. Há um condimentado de canela ao fundo, assim como lúpulo que novamente traz frutas vermelhas, mas com o cítrico irrelevante. O amargor é bem baixo, e na minha opinião, se viesse com mais potência, traria muito mais equilíbrio e agradaria mais. O corpo fica entre o médio e baixo e a carbonatação baixa, também curioso para o estilo.
Trata-se de uma boa cerveja, que talvez tenha sido prejudicada pela idade, mas mostrou-se com o maltado do estilo, mas com a lupulagem muito mais leve, para minha decepção.