CERVEJA de líquido totalmente negro e creme marrom de média formação e boa duração.
O aroma tem destaque das sensações produzidas prla torra e pelo defumado. Café, forte cacau, tabaco, couro e dulçor. O álcool também aparece.
Tudo isto reaparece perfeitamente no sabor, com um pouco menos de intensidade.
Final de média duração, licorosa e complexa.
Cerveja de respeito, espetacular.
Na guarda por 4 anos chegou a hora de avaliar essa smoked imperial stout com maltes turfados.
Na taça apresenta um líquido negro, opaco, fechado e com um creme bege de média formação e baixa persistência.
Aroma intenso e complexo. O malte domina a cena trazendo de cara chocolate ao leite, chocolate amargo, café, cacau e um leve tabaco. Aos poucos desprendem-se aromas turfados e defumados. Também bastante frutas escuras secas e uma leve pegada resinosa de lúpulo.
Na boca melaço, café, chocolate e notas licorosas rementendo a whisky. Notas de tabaco com notas turfadas. Muitas frutas escuras. O final é intenso mas equilibrado trazendo um amargor torrado e algo licoroso. Aftertase profundo e persistente com mais malte doce (toffe e chocolate) do que malte torrado (café e tabaco) e deliciosas notas licorosas. O corpo é mais leve que o esperado mas ao invés de desabonar contribui pelo equilíbrio da cerveja para aumentar a drinkability. Carbonatação bem moderada. Álcool perfeitamente inseirdo
No conjunto uma smoked RIS bem mais equilibrada do que eu esperava. Os anos de guarda a fizeram bem imagino. Excepcional cerveja.
Hemel & Aarde - Brouwerij De Molen
Data de degustação: 05/01/2014
Volume: 750 mL
Temperatura de degustação: 11,7 °C
Horário de degustação: 20:46
Copo: Poco Grande (Libbey)
1. Aroma: chocolate ao leite, mocaccino, toffe. Aroma muito adocicado e levemente esfumaçado. Excelente!
2. Aparência: marrom-escura, transparente. Espuma bege, abundante e cremosa.
3. Sabor: bombom de chocolate com recheio de rum, sacher torte, seguido de um sabor gostoso de casca de pão preto e caramelo, com um leve toque de defumado. Amargor suficiente para contrabalançar a doçura, mas que se faz presente.
4. Sensação: encorpada, carbonatação crocante que preenche a boca.
5. Avaliação geral: mais uma vez, a De Molen traz uma excelente cerveja. Forte e cremosa, untuosa ao paladar e cujo sabor remete a doces e confeitos de chocolate. Mais uma favorita minha! É cara, mas compre sem pestanejar. E, de preferencia, deguste com uma torta Sacher...