Brilhante interpretação de uma Imperial Stout, feita pela De Molen. A Rasputin é uma das milhares de Imperial Stout já criadas pela cervejaria holandesa, entre elas a famosa Hel & Verdoemenis. Com uma aposta maior na esterificação das leveduras e com perfil mais licoroso e adocicado, a De Molen Rasputin acerta em cheio o meu paladar.
Possui coloração negra, com reflexos avermelhadas e altíssima opacidade. Coroando o líquido um creme, que me foi servido com volume generoso, mostrando também boa persistência e textura cremosa, fazendo um belo lacing.
O aroma traz um torrado suave, lembrando bastante chocolate e baunilha, deixando espaço para que os aromas frutados das leveduras fiquem em evidência, lembrando principalmente a cerejas, ameixas e um pouco de morando. Os aromas mais rústicos ficam em segundo plano, trazendo aromas de cinzas e madeira. Há ainda tons adocicados de mel, e os lúpulos tchecos trazendo aromas picantes e cítricos (grapefruit).
O perfil adocicado segue na boca, lembrando bastante melaço e chocolate ao leite, mesclado a um potente frutado, que lembra vividamente vinho do porto. O amargor vem também marcante, tanto dos lúpulos quanto dos maltes torrados, de maneira bem harmoniosa. O álcool acaba se sobressaindo um pouquinho, quebrando um pouquinho o equilíbrio.
Graças a grande carga de malte, possui um corpo robusto, de caráter quase oleoso. Mesmo com o forte aroma adocicado dos maltes e dos esteres frutados, o lúpulo consegue destaque, tanto no aroma, quanto no amargor, deixando todos os elementos em evidência.