Maria Luisa Moser, a Isa, é curadora do Museu da Cerveja de Blumenau há quinze anos. Entra prefeito, sai prefeito, Isa se agarra ao cargo com abraço de urso. Ao contrário de muitos outros funcionários públicos “barnabés”, Isa não quer benesses nem somas escusas. Isa quer contar pra quem a escutar a história dos cervejeiros do Vale do Itajaí através do rico acervo do pequeno museu.
A peça mais antiga é de 1892, quando os imigrantes alemães da região começavam a fundar suas fábricas. Há de tudo, desde velhos barris de madeira, tinas de fermentação aberta, moinhos de malte manuais e até uma geladeira do tempo em que não havia eletricidade, e a temperatura era mantida por meio do gelo seco que vinha pelo rio, de barco.
A obstinação e o amor pela história da cerveja são genuínos em Isa. É por causa dela — e só dela — que o pouco da memória ainda intacta daqueles tempos heróicos não se perde. Hoje, o Museu da Cerveja recebe cerca de 2.500 visitantes por mês, todos recepcionados e devidamente beer evangelizados por ela, que conta as mesmas histórias de cada uma das peças com a mesma paixão com que o fez pela primeira vez.
O Museu da Cerveja de Blumenau, único no Brasil, fica na Praça Hercílio Luz, um ponto bem bacana da cidade catarinense. É mais que imperdível: É obrigatório.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.