O trailer que o leitor assiste acima faz parte do documentário Cerveja Falada, da produtora Exato Segundo. Tem como personagem principal o mestre Rupprecht Loeffler, 93 anos de idade, que comanda há muitas décadas a Cervejaria Canoinhense, no interior de Santa Catarina.

A microcervejaria, ao que tudo indica, é a mais antiga em funcionamento no Brasil. Ali, o termo “artesanal”  chega ao paroxismo; “Seu” Ruppecht usa os maquinários que seu pai trouxe da Alemanha no final do século 19.  Apenas a existência da Canoinhense — que produz os rótulos Nó de Pinho, Mocinha, Jahu e Malzebier — é uma aula viva de história da cerveja no país.

No dia 27 de outubro acontecerá a pré-estreia do curta-metragem de 15 minutos em Florianópolis/SC, no Paradigma Cine Arte.  Pra não perder!


Comments

4 responses to “Cerveja Falada”

  1. Tom Adamenas Avatar
    Tom Adamenas

    Taí o melhor dos exemplos do ‘espírito cervejeiro’: não há glamour, não há pompa, não há sobrevaloração. É gente que gosta do que faz, do que bebe e com quem bebe. Garrfas e rótulos marginais, quando existem (tem um vídeo no youtube que mostra um grupo de amigos tomando a ‘mocinha’, servida numa garrafa de coca cola), são para a pura identificação. Estilos BJCP são reduzidos ‘àquela mais escura e amarga, ou a doce?’.

    Uma lição aos cervejeiros artesanais e industriais do Brasil. Me incluo.

    Saúde!

  2. Isabela Avatar
    Isabela

    Melhor cervejaria do mundo!!
    Seu “Léf” ainda é ativo, super brincalhão, esperto e adora falar sobre suas “cervejações”!
    Estive lá em Julho deste ano e digo – quem quer conhecer a raiz da Cerveja nacional, precisa bater um papo bem bom com Rupprecht Loeffler! O Mestre!

  3. Katya margot loeffler Avatar
    Katya margot loeffler

    O uncle Rupprecht não é só mestre cervejeiro: ele é mestre da simplicidade e da sabedoria!

  4. Katya  loeffler Avatar
    Katya loeffler

    O uncle Rupprecht não é só um mestre cervejeiro: é também um mestre da simplicidade e da sabedoria!!!!!

Leave a Reply